Newsletter de Novembro 2018

Não há parede grande ou forte demais para Deus!


Saudações da terra do sol nascente!

Oficialmente estamos no inverno! Brrrr. Demorou para esfriar mas agora estamos vendo  a temperatura baixar a cada semana…Será nosso primeiro inverno completo em Tóquio. Fotos em breve :D

“Fabio-sensei, olha o que tem nesta sacola!”, dizia o pastor Ogawa. (*-sensei: é como eles chamam pastores, missionários e líderes)

Naquela noite de quarta-feira, a senhora Yamashita tinha vindo à reunião de louvor e oração. Ao final, ela pediu para conversar com o pastor Ogawa e lhe entregou uma sacola cheia de objetos referentes a ídolos, e pediu para o pastor Ogawa queimar, porque tinha entendido que Jesus é tudo o que ela precisava. Yamashita-san tem estado vindo à igreja faz uns poucos meses, tem participado dos estudos com a Elizabeth e algumas reuniões de Sexta. Sempre acompanhada de sua amiga Nuria, que apesar de ter 70 anos e um câncer sem tratamento, não deixa de trazer sua amiga à igreja - de ônibus.

“…pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro…” 1 Tessalonicenses 1:9

Uma outra bela notícia: uma parede foi para o chão. Literalmente!

Desde que chegamos nesta igreja, uma das coisas que vimos era a necessidade de ABRIR a igreja para os de fora. Por esta razão, temos procurado maneiras de deixar a igreja “menos intimidadora”. Temos feito as reuniões “Friday English Night” (Noites de Sexta em Inglês), estudo bíblico para mulheres e outras coisas, bem no salão de entrada e com as portas abertas. Nosso desejo era permitir que as pessoas que passassem na frente pudessem ver que há VIDA aqui na igreja.

Um dia Elizabeth teve uma ideia “louca” de derrubar a parede que divide o salão de entrada com o escritório, que na verdade não estava sendo utilizado. Assim o salão ficaria ainda maior e daria mais espaço para as reuniões. Sem muita pretensão, sugeriu tal ideia e o pastor gostou tanto que logo levou para a assembléia. No final, não somente a parede foi derrubada mas um novo piso foi colocado e neste exato momento as paredes estão sendo pintadas e um novo “look” está tomando forma.

Nós estamos cheios de alegria, não somente pela parede de tijolos que foi removida. Mas porque ela representa um grande passo de fé para esta igreja que está cada vez mais aberta a mudanças e a acreditar que é possível fazer mais para alcançar os de fora!

As reuniões de sexta (English Friday Night - atividade evangelística com música/mensagem/jogos. Tudo em inglês) tem ido bem e pela falta de espaço, nunca fizemos muita “propaganda” e mesmo assim, não é raro termos 40 pessoas das quais a maioria nunca tinha entrado em uma igreja antes. Tem sido uma bela oportunidade para construir relacionamentos e também anunciar as Boas Novas. Ore para que estas sementes dêem muitos frutos.

Elizabeth terminou de ministrar uma série de 4 semanas de estudos bíblicos para mulheres: “Quem é o Deus da Bíblia?”. Este estudo foi feito com o alvo de preparar membros para o trabalho e também ir mais profundo com pessoas que demonstram interesse em conhecer mais. Das 15 participantes, 4 não conheciam o Evangelho. Elas estavam muito abertas e demonstraram interessem em aprender mais!

Neste exato momento, reuniões com o simples foco de criar o hábito da leitura, meditação e aplicação da Palavra de Deus estão sendo conduzidas. São reuniões descontraídas, com um café e muita interação sobre o que compreendem enquanto lêem um pequeno texto da Bíblia. 

Fabio continua a caminhar de perto com o pastor, com tempos de orações frequentes, encorajamento e conversas sobre melhoras na igreja.

Pastor Ogawa (Ogawa-sensei) está agora dando início a classes de discipulado nas quartas, antes da reunião de louvor e oração.

Uma vez por mês, continuamos com o Kids’ Club, uma atividade evangelística conduzida após o almoço. Uns dias antes, entregamos panfletos à porta da escola. Ainda há poucas crianças que respondem aos convites feitos mas os que vêm, chegam com suas mães que ficam por todo o tempo da atividade, o que nos permite novos  relacionamentos.


PEDIDOS DE ORAÇÃO

Por Fabio que esteve com uma gripe muito forte que durou mais de 3 semanas. Ele continua com seus estudos intensivos de idioma e tem trabalhado bastante na construção da escola online para pais ( Família Academy ). Se você gostaria de conhecer mais ou compartilhar com alguém, segue o link:  www.familiadesenhodedeus.com

As crianças continuam a aprender o idioma e a crescer em todos os sentidos, enquanto vivenciam esta nova vida e lidam com os “ups and downs” desta nova época, como é de se esperar. 

Ore pelo trabalho com famílias no Japão. Uma líder na denominação japonesa onde estamos, pediu nosso livro em inglês para ler e comentou da necessidade que há deste tipo de material em japonês. Um pastor japonês nos comentou que em sua infância, haviam 200 crianças no ministério infantil. Passados vários anos, ele agora quase com 50 anos, disse: "Do que eu sei, somente sobrou eu na igreja...". Detalhe: cada vez mais ouvimos de famílias cristãs aqui que dependem exclusivamente da igreja para o discipulado de seus filhos.

No próximo mês, iremos visitar Nagayo-cho para uma caminhada de oração, onde planejamos ir depois de uns dois anos aqui na região de Tóquio. Nagayo-cho é uma pequena cidade de Nagasaki com 42.000 habitantes e nenhuma igreja. 

Ore por esta igreja, para que continuem a expandir a visão e o desejo de alcançar os perdidos. Grandes passos já estão sendo dados, o que é um grande motivo de louvor!

Ore por todos aqueles que já tem participado no Kids’ Club, English Friday Night, Estudos da Bíblia e reuniões de domingo, para que seus corações sejam solos férteis para a semente plantada.