Treinando o Paladar

Instrui o menino no caminho em que deve andar,
e, até quando envelhecer, não se desviará dele.
Proverbios 22:6

A palavra que é traduzida por “instruir” aqui, é “chanak” no original hebraico. Vendo a definição de Strong’s, podemos entender que inclui muito mais do que simplesmente “dar instruções” para nossos filhos, apesar de que sim, envolve a instrução. Mas inclui o significado de “colocar na boca para ser experimentado”, ou seja, “fazer saborear”, e assim “treinar o paladar”. É uma metáfora que vai além de simplesmente treinar os gostos de comida literalmente, no sentido de “moldar os hábitos” e assim iniciar no caminho certo.

Este versículo e o conceito da palavra “chanak” veio a mente hoje enquanto eu caminhava com nosso filho mais velho, Joshua, de 16 anos. Precisávamos ir para a prefeitura, os correios, a estação, e umas lojas. (Como pais, nós fazemos questão de sempre levar algum filho juntos quando precisamos sair, porque assim podemos aproveitar o tempo “andando pelo caminho” como disse em Deuteronômio 6.) Depois de terminar com os afazeres, eu falei para ele que poderia escolher um lanchinho daquela loja, onde se encontra todo tipo de pão doce, bolinhos, “mochi”, frituras, espetinhos, etc.  Esperei para ver o que ele escolheria, e por minha surpresa, ele passou todas estas “delícias” e escolheu um pacote de gengibre desidratado com sabor de limão! Ele experimentou, gostou, e comentou que agora tinha um novo lanche preferido, e “como é bom achar algo que a gente gosta que também faz bem para nosso corpo e que aumenta a imunidade…”

Lembrei então de uma outra vez este ano em que eu pedi para Joshua comprar um cereal “especial” para o aniversário do irmão, pensando que ia escolher bolinhas de chocolate ou algo do tipo. Normalmente quando comemos cereal em casa, é do tipo mais saudável, de granolas e tudo que é orgânico ou integral, e somente nos seus aniversários, deixo eles comerem algo mais açucarado.  Mas, Joshua voltou para casa naquele dia com flocos de arroz integral, não adoçados, dizendo que era o que lhe parecia mais gostoso! (Não sei se o aniversariante concordava com sua escolha!!)

Joshua com 4 anos… enrolando para comer!

Joshua é o filho que, entre nossos seis filhos, nos deu mais trabalho na hora de comer.  Ele era tão enjoado!!!  Mas com muita persistência, conseguimos “treinar o paladar” dele.  Não foi uma tarefa fácil nem rápida, e confesso que por muitas vezes eu duvidava ser possível treinar ele a gostar de “tudo” e conseguir comer “qualquer coisa”.  Mas agora podemos ver os frutos!

Até agora tenho estado falando literalmente de comida, mas nossa influência como pais vai muito além de moldar os hábitos dos nossos filhos na área da alimentação. Deus tem confiado nas nossas mãos um poder de influência muito grande em fazer nossos filhos “saborear” o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, tudo que é amável, de boa fama, de virtude e digno de louvor.  (Ver Filipenses 4:8)  Que privilégio!  Podemos treinar eles a GOSTAREM do que é bom!  

Isso me faz pensar muito no ambiente do lar. Que tipo de música toca? Que tipo de filmes, vídeos, e outra mídia aparece? Que tipo de palavras são ouvidas de pais para filhos, ou entre os pais quando conversam? Quais são as influências mais fortes nas suas vidas, nas suas mentes, nos seus corações? Além de poupar eles do mau, temos o privilégio de iniciar no caminho da justiça, ensinar o amor à Palavra de Deus, alegria em estar com o povo de Deus, em estar na presença de Deus, satisfação em servir e evangelizar. Isso é a herança que eu quero deixar para meus filhos!

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”  Filipenses 4:8

Comments 2

  1. Muito bom os conteúdos que tenho recebido de vocês.Grata por isso, que Deus continue abençoando a vida de vocês ricamente.😘

    1. Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *