Crianças Ociosas

Crianças Ociosas

Uma Mente Ociosa é a Oficina do Diabo.”

Outro dia eu estava na frente de casa, e um vizinho de 12 anos parou para conversar. Ele me disse, “Estou tão cansado de estar de férias. Não vejo a hora de voltar às aulas.” O quê?!? É dificil entender, não é? Quando perguntei mais, ele explicou “que não tinha nada para fazer, e estava cansado de ficar em casa o dia inteiro assistindo tv”. Ah… cansa mesmo, né?

Nosso pastor recentemente descreveu esta geração de crianças e adolescentes como a “geração de bunda baixa”. Acordam cansados, vão para a escola cansados, voltam para casa cansados, emfim, vivem cansados. E por que? Eu acho que estão cansados de “não fazer nada”.

Eu vejo isso como um problema novo para os pais desta geração. Não faz muito tempo, cada membro da família tinha muito serviço para fazer, pois havia a necessidade. Também tinham muito espaço para brincar fora, inventando brincadeiras com os irmãos e amiguinhos.  Agora, por causa da revolução industrial que facilitou os serviços de casa, a invenção da televisão para entretenimento, a mudança da maioria das pessoas da roça para um apartamento, e também a mudança de mentalidade em que o único trabalho da criança deve ser estudar, temos uma geração que “não faz nada”. E que se cansa de não fazer nada.

No Salmo 23, vemos o cuidado do bom pastor. Ele não está lá apenas para que as ovelhas não se machuquem, mas também está guiando as ovelhas ao que é bom: à verdes pastos, à águas tranquilas, às veredas da justiça, ao refrigério. Na minha opinião, devemos também estar cuidando das “ovelhas” que o Senhor nos confiou da mesma forma: proativamente, guiando-as ao que é bom, não somente protegendo-as do perigo.

“Vede, pois, com diligência como andeis, não como néscios mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Portanto, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” (Efésios 5:15-17).“Aproveitando bem o tempo”. A versão em português traduz “remindo o tempo”, ganhar o tempo, aproveitando ao máximo o tempo, porque os dias são maus. Como pais, nós devemos estar aproveitando o tempo que temos para investir na vida dos nossos filhos, e também guiando eles a saber aproveitar o tempo. A Bíblia tem muito a dizer contra a preguiça; não fazemos nenhum favor a nossos filhos deixando-os ser preguiçosos.

Escutei uma mãe falar que tinha colocado sua filha de dois aninhos na escola porque “lá fazem coisas boas e divertidas, como montar uma pizza”. É legal montar uma pizza… mas não podemos fazer isso em casa? Ou a única solução para uma criança não ficar sem nada para fazer é colocá-la na escola? Não que seja mal eles se divertirem as vezes em outros lugares, mas eu quero que o meu lar seja o lugar mais divertido para eles estarem. Eu quero criar um ambiente onde meus filhos querem estar!

Então, vou dar algumas ideias para você fazer com seu filho. Desfrute do tempo juntos! Que não seja somente um tempo para ele fazer algo útil, mas também um tempo para vocês estarem edificando um relacionamento sólido, criando lembranças de tempos juntos que ficarão guardados na memória para sempre.

A primeira dica é esta: desligue a televisão! Assistir tv é uma atividade passiva, que mata toda a vontade de fazer algo ativo, e que mata toda a criatividade também. Não é apenas minha opinião, é um fato comprovado por vários estudos. Pesquise! É assustador. E não é somente resultado de estudo, mas da minha própria experiência também. Quando meus filhos estão “sem nada para fazer”, às vezes pedem para ver um filme. Dependendo da situação,  eu deixo. Mas procuro não encher o vazio desta forma, ou eles não terão a oportunidade de desenvolver ideias mais criativas. Ás vezes é bom que eles fiquem “sem nada para fazer”.  Com a tv desligada, eles tem a oportunidade de inventar algo criativo para fazer.

Agora, com esta base, vou dar algumas ideias simples e baratas, para você fazer com seu filho. E se você não souber fazer alguma coisa, aprendam juntos! Hoje em dia, podemos aprender qualquer coisa através da internet. Todas as ideias abaixo são usadas em nossa família, e muito! Dão certo! Até adolescentes que vem de visita se interessam em fazer esses trabalhos manuais. Só precisam de um pouco de incentivo.

Cozinha

*Montar uma pizza

*Assar um bolo (No ano passado, peguei duas receitas não muito complicadas e ensinei minha filha de sete anos a fazer. Agora, ela lida com estas duas receitas sozinha, e com muito orgulho!)

*Fazer uma salada de frutas

*Fazer sanduíche, ovo frito, miojo, qualquer coisa! Não precisa ser complicado!

DSCF8186

Embaixo: minha filha de 3 aninhos, quebrando ovos. Crianças adoram quebrar ovos!!

DSCF5925

 

Embaixo: sovando massa de pão

making bread 3

 

Trabalhos Manuais e Atividades

*Inventar coisas com palitos de picolé – casinhas, caixinhas, etc.

*Fazer carrinhos com prendedores de roupa

*Recortar revistas para fazer cartão ou pôster

*Esculpir sabonete – sabão de côco funciona bem

*Esculpir Batatas ou outros legumes – fazer carimbos de legumes!

IMG_5725

 

*Aprender a desenhar (Youtube é ótimo para isso)

*Fazer gesso em moldes de areia ou moldes de chocolate. Pinte. Dê de presente!

*Massinha – todos meus filhos desde os menores até os maiors adoram brincar com massinha!

*Brincar de lojinha – eu guardo caixinhas de manteiga, de maizena, de ovo, qualquer pacote de comidinha para eles montarem uma lojinha. Fazemos dinheiro com papel, e assim,  também temos um jogo para treinar a matemática.

*Origami

*Fazer um livro. Seu filho poderia inventar a história. Caso ele ainda não escreva, você pode escrever o que ele conta. Depois, ele poderia illustrar desenhando, ou recortando desenhos de uma revista. Uma ideia para quem está aprendendo o alfabeto é escrever uma letra em cada página, e recortar figuras  que comencem com tal letra. Ex: “A”, com desenhos de “abelha”, “armário”, “avião”, etc.

*Plantar uma horta. Mesmo sem quintal, pode-se usar alguns potes.

DSCF2985

*Experimento com 3 feijões. Coloque cada um dentro de um saco plástico, embrulhado num papel toalha umedecido. Coloque um saco dentro da geladeira, um dentro do armário, e o terceiro na janela. Observe durante 10 dias como cada um cresce!

*Jogos de cartas ou dados e outros (Uno, xadres, damas, cara-a-cara, memória, outros)

*Fantasia. Não precise comprar fantasias! Guarde roupas velhas que não usa mais para recortar e fazer capas, máscaras, etc.

IMG_5648

 

IMG_5651

 

*Teatro – Faça teatro com histórias da Bíblia ou histórias que eles inventam. Meus filhos gostam de fazer um teatro bíblico, e então eu tenho que advinhar qual é.

*Montar quebra-cabeça

*Memorizar uma passagem da Bíblia – juntos!

*Desmontar eletrônicos quebrados. É divertido e muito educativo!

DSCF1262

Ler Livros

Só este assunto poderia ser outro artigo, mas vou me controlar. 🙂 Estudos mostram a importância da leitura de livros no desenvolvimento do pensamento, do vocabulário, e da habilidade de manter a concentração. O tempo gasto lendo livros juntos com meus filhos são as lembranças mais preciosas que tenho . Escolha um bom livro, sente-se em um lugar aconchegante, e leiam juntos. Incentive a criança a ler sozinha também! Agora meus filhos já podem ler muito bem sozinhos, mas ainda lemos juntos, só para curtir a experiência.

DSCF0246

 

Artesanato 

Meninos podem aprender também! “…a ele e a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, a estes encheu de sabedoria do coração para exercerem todo ofício, seja de gravador, de desenhista, de bordador em azul, púrpura, carmesim e linho fino, de tecelão, enfim, dos que exercem qualquer ofício e dos que inventam obras artísticas.” Exodo 35:34-35

IMG_3040

*Costurar, na mão ou na máquina (projetos fáceis: almofada, cobertor, avental, saia, bolsa)

*Crochê ou Tricô (Meus filhos aprenderam com mais ou menos seis anos de idade. Cachecol é um ótimo primeiro projeto.)

*Ponto Cruz (tem aulas no youtube)

 

Servir 

Jesus, nosso maior exemplo, veio para servir. Nós devemos estar ativamente buscando maneiras de servir, e assim ensinando nossos filhos também a servir. Algumas ideias:

IMG_4123*Visitar um asilo de idosos

*Escrever cartas para missionários, parentes, pessoas no hospital

*Pense em como servir na igreja COM seus filhos – faxinha, recolher copos espalhados na cantina, etc.

*Fazer bolo ou bolachas para dar aos seus vizinhos. Busque oportunidades para compartilhar sobre Jesus!

*Aprender libras para mostrar cuidado e amor pela comunidade surda, que muitas vezes se sente excluída e sozinha

*Minha filha de 8 anos agora faz um “clube da Bíblia para meninas”, ensinando histórias bíblicas à algumas meninas que moram em nossa rua. Oramos por elas durante a semana!

*Ensine a eles que serviço começa em casa. Às vezes é mais fácil aos que são de fora, enquanto não se faz nada dentro de casa. Isto não é certo. Exemplo:se tiver um irmão, ajudar o filho a pensar em como servir o irmão – brincando com o que ELE quer, dando preferência à ele, fazendo algo especial para ele, etc.

 

Trabalhar em Casa

Seus filhos devem aprender a trabalhar! Ensinamos nossos filhos este versículo: “se alguém não quer trabalhar, também não coma.” – 2 Tes 3:10b   Ensine seu filho a trabalhar ao seu lado, de uma forma descontraída e alegre. Trabalhar não é uma maldição! Faz parte da vida, e pode ser desfrutada, especialmente quando fazemos em união.  Não espere até que ele realmente tem uma idade para ser “útil”. Comece desde cedo. Não pense em como se livrar do filho para poder fazer o serviço em casa; envolva-o no seu trabalho!

Algumas ideias com idade sugerida para começar ensinar:DSCF2089

DSCF6228*Varrer (5-6 anos)

*Passar pano no chão (1-2 anos, do lado da mamãe). Pode-se fazer desta atividade uma diversão!

*Recolher lixo dos banheiros (3 anos)

*Guardar suas próprias coisas (quando tem idade para andar. 🙂 )

*Lavar louça (6-7 anos)

*Limpar banheiro (6-7 anos)

*Trazer roupa suja para lavar (2-3 anos)

*Dobrar a roupa (2-3 anos, começando com toalhas, e assim por diante)

 

DSCF2977

 

 

 

 

 

Em baixo: às vezes para fazer da faxina algo divertido, derramo água com sabão no chão e deixo as crianças escorregarem por um bom tempo! Eles se divertem, e o chão fica limpo! Depois, tiro toda a água com um rodo.

IMG_0531

 

 

 

 

 

Envolva eles em sua vida! Se estiver pintando, deixe eles te ajudar. Se estiver fazendo compras, leve eles. Se estiver lavando o carro, façam juntos.

Importante: é bom lembrar que você está criando um momento agradável ao passo que lhes ensina a importância de trabalhar e ter responsabilidades respeitando sempre a idade, limitações, capacidades entre outros fatores que cabem a você discernir com sabedoria. Nunca seja um pai/mãe ocioso(a) que somente quer usar a mão de obra de seus filhos de forma ditatorial, pois assim somente provocará um efeito contrário!

 

Passeios

IMG_2746

-Biblioteca

-Parque [fotos]

-Fazer uma caminhada ou andar juntos de bicicleta

-Busque recursos na área onde você mora. Provavelmente, existem museus e outros lugares para aproveitar!

 

Às vezes fazemos uma verdadeira aventura, como na foto abaixo:

IMG_4236

Conclusão

A vida é tão curta e há tantas coisas para se aprender, tanta gente para servir, tão pouco tempo para curtir com nossos filhos. Os anos passam rápido demais! Não vamos deixar o tempo passar “sem nada para fazer”. Vamos envolver nossos filhos em nossa vida, para eles sentirem que realmente tem um grande propósito neste mundo – porque na verdade eles tem sim!

Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.” Salmos 90:12

Que Deus abençoe sua família!